Mundo FixaMundo Fixa
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram LinkedIn WhatsApp
    Mundo FixaMundo Fixa
    Fale Conosco
    • Home
    • Carros Antigos
    • Curiosidades
    • Caminhonetes
    • Máquinas Pesadas
    Mundo FixaMundo Fixa
    Home»Destaque»Monza venezuelano: Conheça o carro mais moderno dos anos 80 que driblou a burocracia para chegar ao Brasil
    Destaque

    Monza venezuelano: Conheça o carro mais moderno dos anos 80 que driblou a burocracia para chegar ao Brasil

    Por Gabriel Araújo14 de junho de 2022
    Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn

    Acredite, se hoje a Venezuela deixou de fabricar veículos e tem visto sua frota ficar cada vez mais obsoleta, o país já viveu dias de glória no que se refere ao mercado automotivo.

    Em 1989, os venezuelanos tinham à disposição um Chevrolet Monza montado localmente, melhor do que o brasileiro em alguns aspectos, mas que encalhou nas concessionárias após a chegada do Vectra – projeto muito mais moderno, que seria lançado aqui apenas no fim de 1993.

    chevrolet monza venezuelano venezuela alexandre badolato
    Foto reprodução

    Para vender o lote encalhado, naquele ano a General Motors enviou ao Brasil aproximadamente 570 unidades zero-quilômetro do Monza venezuelano – que, em tese, não poderia ser vendido aqui. As importações de veículos seriam liberadas no País apenas em 1990.

    Na época, a General Motors alegou que se tratava de uma devolução de veículos que tinham sido exportados daqui em peças separadas para posterior montagem na Venezuela, no sistema conhecido como CKD (completely knocked down ou totalmente desmontado).

    Não sabemos se o argumento contribuiu para o governo brasileiro abrir a exceção que viabilizou a venda do “Monza Venezuela” em nosso mercado. Contudo, o colecionador de carros antigos Alexandre Badolato sustenta que o veículo foi efetivamente fabricado no país vizinho.

    Ele é dono de quatro exemplares do carro venezuelano – três da versão esportiva S/R, incluindo a unidade azul que ilustra esta reportagem, além de um luxuoso Monza Classic.

    chevrolet monza venezuelano venezuela alexandre badolato
    Foto reprodução
    chevrolet monza venezuelano venezuela alexandre badolato
    Foto reprodução
    chevrolet monza venezuelano venezuela alexandre badolato
    Foto reprodução
    chevrolet monza venezuelano venezuela alexandre badolato
    Foto reprodução
    chevrolet monza venezuelano venezuela alexandre badolato vidro
    Foto reprodução

    Fonte: Alessandro Reis / Na Garagem

     

    Gabriel Araújo
    • Facebook
    • Twitter
    • LinkedIn

    Jornalista, produtor de conteúdo, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Automóveis, Política, Finanças, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.

    Posts Recentes

    Oficina especializada transforma BMW M4 em pickup dos sonhos

    27 de janeiro de 2023

    Carros que serão lançados no Brasil em 2023

    27 de janeiro de 2023

    Fiat ou Jeep: qual escolher?

    27 de janeiro de 2023
    Siga no Facebook



    Mundo Fixa
    YouTube RSS
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    © 2023 Mundo Fixa. Todos os direitos reservados

    Digite e aperte Enter para pesquisar. E Esc para cancelar.