Novo Projeto de lei quer liberar carros populares a diesel no Brasil

97

Já pensou na possibilidade de ter aquele bom e valente Fiat Uno com escada no teto movido a diesel? Proibidos via portaria ministerial desde 1976, os carros de passeio movidos a diesel podem, em breve, voltar a ser produzidos no Brasil. Essa é a ideia do Projeto de Lei apresentado pelo deputado federal Heitor Freire (União Brasil-CE).

corrida de fiat uno com escada
Foto reprodução

O PL 567/2022 protocolado pelo deputado, argumenta corretamente que a portaria criada pelo Ministério da Indústria e Comércio (MIC 346) fazia sentido na época em que foi criada, mas, 46 anos depois, perdeu completamente o sentido.

“É claro que em 1976 a realidade era outra. Em razão do primeiro choque do petróleo em 1973, assim como a importação de quase 80% do petróleo consumido em território nacional, a opção escolhida foi pela proibição de motores movidos a óleo diesel em veículos leves, optando-se pela gasolina e pelo etanol para esses automóveis. Além disso, os motores a diesel existentes até então se mostravam pouco eficientes quando adotados em carros de passeio, elevando a emissão de gases tóxicos e poluentes nas cidades”, destacou o parlamentar.

co4
Toyota Corolla a diesel fabricado no Uruguai

Heitor Freire defendeu o incentivo para a fabricação de novos veículos a diesel de maneira bem simples. Na visão do deputado, “o cenário mudou, a tecnologia avançou e os preços dos combustíveis aumentaram em patamares nunca antes vistos”.

O deputado complementou a defesa afirmando que a proibição de carros de passeio movidos a óleo diesel nada mais é do que “um capricho que prejudica unicamente o acesso do cidadão comum a uma matriz energética mais barata”.

Vale destacar que o Brasil é um dos poucos países do mundo que ainda mantém esse tipo de exigência absurda, nos dias de hoje é difícil se esperar algo benéfico da classe política que possa ser bom para a população, porém só nos resta torcer para que esse projeto prossiga. Sabemos que o mundo caminha para a nova era da energia renováveis, mas antes da chegada dessa revolução seria interessante vermos carros populares movidos a diesel no Brasil.