O que fazer após a compra de um veículo de leilão?

15

Antes de tudo, na hora em que for participar de um leilão, é preciso estar atento em relação ao veículo no qual você está interessado. Procure saber todas as informações sobre ele, além de verificar o edital do leilão e a confiabilidade da empresa leiloeira. 

Além disso, após o arremate e confirmação de compra, guarde a nota de arrematação, ela é uma garantia para você. 

É muito importante também que após a compra você faça uma inspeção veicular, principalmente se você for participar de um leilão de caminhões online por exemplo, pois ela é essencial para que você tenha a garantia de que está recebendo o veículo de acordo com o que foi informado. Essa inspeção além de garantir que o veículo tem condições de voltar a circular, é essencial para que você possa obter o CSV (Certificado de Segurança Veicular), esse certificado é primordial para que você consiga fazer o desbloqueio dos documentos do veículo. 

Após o arremate, é necessário que o novo dono procure se informar e acompanhar todos os processos de liberação da documentação que está sendo providenciada entre a empresa que realizou o leilão de veículos e o Detran. É importante salientar que, a leiloeira é quem define os prazos para a regularização de um veículo leiloado. 

Após todo esse processo, é necessário abrir junto ao Detran, um processo administrativo para que seja feita a regularização do veículo. São preciso alguns documentos para ser feita essa regularização, como: 

  • Original da nota fiscal de compra do leilão de carros; 
  • Original do Auto do leilão; 
  • Original do comprovante de pagamento da GRD, tanto do ano do leilão online judicial como também demais anos; 
  • Originais e cópias de documentos de identificação oficial do comprador, além de comprovante de residência; 
  • E originais dos DUDAS, já pagos;  

Com todas essas orientações sua experiência após a compra do veículo será tranquila.