Início Curiosidades O VW Fusca 1970 que foi transformado em casa do sonhos

O VW Fusca 1970 que foi transformado em casa do sonhos

O Volkswagen Fusca, o modelo mais famoso do fabricante alemão e possivelmente um dos carros pequenos mais icônicos da história automotiva, é conhecido por seu design compacto e peculiar, que inspirou muitos veículos conceituais e de produção ao longo dos anos. Este carro clássico passou por diversas transformações ao longo do tempo e, embora a ideia de convertê-lo em um trailer possa ser inesperada, a criatividade humana não tem limites. Apresentamos a você o Holzhaus Beetle, uma cabana de madeira sobre rodas projetada por uma equipe talentosa de artesãos suíços.

VW Fusca 1970 Holzhaus / Foto: Catawiki
VW Fusca 1970 Holzhaus / Foto: Catawiki

Embora estejamos acostumados a ver vans, ônibus e até ambulâncias sendo convertidos em confortáveis residências móveis, uma cabana baseada em um carro tão compacto é, sem dúvida, um design incomum e surpreendente, uma novidade para muitos.

O carro utilizado como base para o Holzhaus Beetle é um VW Fusca 1302 padrão de 1970, que estava em sua configuração convencional até 1995, quando um grupo de artesãos suíços cheios de imaginação e habilidade o transformou em uma cabana de estilo tradicional suíço, completa com chaminé, cozinha compacta, sofá e janelas de abertura.

VW Fusca 1970 Holzhaus / Foto: Catawiki

“Holzhaus” é uma palavra alemã usada para descrever uma “casa de madeira”, o que se encaixa perfeitamente nesse Beetle incomum. Embora a equipe responsável pela reconstrução tenha mantido o chassi original do VW Beetle 1302, a parte central da carroceria foi substituída por uma estrutura sólida em miniatura, que se assemelha a uma casa de madeira, levando em consideração as dimensões do veículo doador. Durante o processo de conversão, a parte dianteira e traseira do Beetle, assim como o motor VW 1600cc, foram preservados.

VW Fusca 1970 Holzhaus / Foto: Catawiki

Basta olhar as fotos do Fusca Holzhaus para perceber que se trata de um trabalho feito com paixão e amor, evidenciado pelos detalhes intricados presentes em seus acabamentos. A estrutura da cabana foi inteiramente construída em madeira maciça, esculpida e pintada à mão. Mesmo após quase 30 anos desde a sua conclusão, o veículo continua em excelente estado, o que comprova o nível de habilidade e dedicação empregados em sua criação.

VW Fusca 1970 Holzhaus / Foto: Catawiki

Antes de entrarmos em detalhes sobre a conversão, vale a pena relembrar algumas características do VW Fusca 1302. Considerado por muitos como o Fusca mais refinado de todos os tempos, o modelo 1302 era mais suave e silencioso que seus antecessores, trazendo algumas mudanças significativas. A mais notável delas foi o substancial aumento na capacidade de bagagem, com um compartimento frontal de 260 litros, proporcionando um acréscimo de quase 43% em relação aos 140 litros do modelo anterior.

VW Fusca 1970 Holzhaus / Foto: Catawiki

A base do Fusca passou por importantes atualizações, incluindo a instalação de uma nova suspensão do tipo MacPherson na frente, resultando em um capô mais abaulado, e uma largura de trilha maior que otimizou o espaço de carga, permitindo que o pneu estepe fosse colocado plano sob o assoalho do porta-malas.

O Holzhaus Beetle aproveita essas características para oferecer uma mesa de jantar espaçosa na parte de trás, com amplo espaço para acomodar pessoas sentadas, e uma mini-cozinha com uma chaminé funcional.

VW Fusca 1970 Holzhaus / Foto: Catawiki

A carroceria da cabana de madeira está em excelente estado, assim como o chassi da plataforma original que se encontra intacto por baixo. Na parte externa, as partes dianteira e traseira são pintadas com belas paisagens alpinas, e as tampas das rodas exibem obras de arte correspondentes. Para realçar ainda mais o visual da cabana, os para-choques dianteiro e traseiro foram pintados para parecerem feitos de madeira.

O Beetle cabana único possui um sistema funcional de calhas de água externas, telhas isolantes no teto e uma barra de reboque que permite o transporte de pequenos reboques.

VW Fusca 1970 Holzhaus / Foto: Catawiki

O interior em madeira maciça é esculpido à mão e feito sob medida, com as paredes adornadas com pinturas e um relógio cuco. Cortinas tradicionais listradas em vermelho e branco realçam a atmosfera rústica.

No volante, que possui um aro de madeira, há uma perna de mesa de madeira virada para cima, que funciona como alavanca de câmbio. Os bancos do motorista e do passageiro também seguem o tom rústico do interior, apresentando ripas de madeira sobre estruturas de aço e são equipados com almofadas confortáveis. Um carpete bege na parte da frente e de trás completa o conjunto.

VW Fusca 1970 Holzhaus / Foto: Catawiki

O Holzhaus Beetle teve um amplo uso ao longo de sua vida útil, servindo como base do Alpine Club em rallies, festas e festivais. Além disso, ele também foi utilizado como bar móvel e bilheteria em vários rallies da Volkswagen. Seu design peculiar chamou a atenção, garantindo-lhe um lugar nas páginas de diversos jornais e revistas europeias.

Atualmente, a encantadora cabana Holzhaus Beetle está disponível para venda, com um preço estimado entre €20.000 e €30.000, o que equivale aproximadamente a $22.500 a $33.700 USD, conforme as taxas de câmbio atuais. O veículo possui 73.219 km registrados no hodômetro e é acompanhado de registro italiano.

VW Fusca 1970 Holzhaus / Foto: Catawiki

De acordo com o anúncio, o motor foi recentemente reiniciado e está em bom funcionamento. No entanto, é importante que o futuro proprietário dessa construção única realize a manutenção de rotina para garantir o pleno funcionamento antes de utilizá-la nas ruas. (Com informações do AutoEvolution)

VW Fusca 1970 Holzhaus / Foto: Catawiki
VW Fusca 1970 Holzhaus / Foto: Catawiki
VW Fusca 1970 Holzhaus / Foto: Catawiki
VW Fusca 1970 Holzhaus / Foto: Catawiki
VW Fusca 1970 Holzhaus / Foto: Catawiki

Quer saber mais sobre carros e acompanhar todas as novidades do Universo Automotivo? Então segue a gente no Google News!

Sair da versão mobile