A montadora Hyundai oficializou recentemente o lançamento da nova geração do sedã compacto Verna 2024 na Índia. Como representante da marca em um dos segmentos mais concorridos do mercado local, o modelo adota um design baseado na mais recente linguagem estética sul-coreana e apresenta um pacote tecnológico atualizado com uma série de novos recursos. O carro está pronto para competir com rivais como o VW Virtus, Suzuki Ciaz e Honda City, e as vendas já foram iniciadas.
Conhecido em outros países como Hyundai Accent, o novo sedã compacto da gigante sul-coreana também deve influenciar a terceira geração do HB20, que é vendido no Brasil. O destaque do Verna fica por conta do seu design futurista, inspirado em lançamentos recentes da Hyundai, como as novas gerações do Azera, Kona e a minivan Staria. Na dianteira, os faróis divididos em dois conjuntos chamam a atenção, com uma faixa horizontal de LED na base do capô e as luzes principais logo abaixo, integradas ao desenho do para-choque. As laterais são marcadas por vincos, assim como o Elantra, e a traseira adota lanternas interligadas por uma faixa vermelha.
A dianteira do Verna apresenta luzes diurnas de LED conectadas por uma barra luminosa, que leva o logotipo da Hyundai para o capô. A grade frontal possui elementos em 3D e está ligada aos faróis principais, também de LED. Na lateral, o Verna exibe linhas fortes e bem marcadas, especialmente na parte traseira, onde as chapas parecem dobradas, formando vincos profundos. Há um friso cromado no vidro traseiro, simulando uma entrada de ar. Assim como a versão sedã do HB20, o Verna possui um vidro traseiro bastante inclinado, proporcionando um visual de cupê.
A traseira também apresenta semelhanças com o HB20, com as lanternas conectadas que se estendem em direção ao para-choque. No entanto, diferentemente do hatch brasileiro, a seta não está localizada no para-choque ou na lanterna, como no HB20S. No Verna, a Hyundai optou por posicionar três ranhuras abaixo da lanterna, onde ficam as luzes de ré e seta.
No que diz respeito às dimensões, o Verna 2024 mede 4,53 metros de comprimento, 1,76 metro de largura e 1,47 metro de altura, com uma distância entre-eixos de 2,67 metros. Essas medidas fazem do modelo o maior do segmento. Comparado ao Virtus, que possui 2,65 metros de entre-eixos, e ao City, que tem 2,60 metros, o Verna se destaca. Além disso, o Verna é referência na categoria em termos de espaço no porta-malas, com capacidade para acomodar até 528 litros.
Sob o capô, o Verna 2024 oferece motores 1.5 aspirado, com potência de 115 cv e torque de 14,7 kgfm, e 1.5 turbo, com potência de 158 cv e torque de 25,8 kgfm, ambos movidos a gasolina. Dependendo do caso, o câmbio pode ser manual de 6 marchas, automático do tipo CVT ou automatizado de 7 marchas e dupla embreagem. Com essa variedade de opções, os compradores terão a flexibilidade de escolher a configuração que melhor atenda às suas necessidades e preferências de condução.
O Verna 2024 representa um avanço significativo em relação à geração anterior, tanto em termos de design quanto de recursos tecnológicos. Com sua estética moderna e atualizações internas, o Verna está pronto para enfrentar a concorrência acirrada no segmento de sedãs compactos, ele é um baita carro tecnologicamente avançado, se chegar ao Brasil com certeza poderá fazer sucesso no mercado nacional.