A marca romena Dacia, pertencente à gigante francesa Renault, tem como alvo a especialista norte-americana em veículos off-road, a Jeep e pretende produzir veículos com um estilo cada vez mais robusto para os seus modelos da próxima geração, que poderiam chegar ao Brasil a partir de 2025 com o emblema da Renault.
A Dacia fabrica carros com preços acessíveis. A empresa, especializada em hatchbacks e SUVs urbanos com tecnologia menos avançada do que os carros Renault para reduzir custos, alega que “não há concorrente sério para a Jeep na Europa”.
Em uma entrevista à publicação britânica Autocar, o chefe de design de todas as marcas pertencentes à Renault, Laurens van den Acker, afirmou que a Dacia agora precisa de “uma aspiração além da acessibilidade” para seus carros, uma diretriz que, segundo relatos, veio do CEO global da Renault, Luca de Meo.
Isso deve começar com o primeiro veículo da gama de modelos da próxima geração da Dacia, o pequeno SUV Duster que é produzido e comercializado no Brasil.
Após o Duster, a montadora deve apresentar o espetacular Bigster, um SUV com 4,6 metros de comprimento, do tamanho de um Toyota RAV4 ou Mazda CX-5, que deverá oferecer uma pegada maior e mais espaço interior do que os SUVs Dacia existentes, esse tem potencial para causar sérios problemas para os principais concorrentes.
O Sr. van den Acker afirmou que, após a pandemia, os compradores estão mais interessados em atividades ao ar livre, o que está influenciando a posição da Dacia no mercado.
“Foi assim que surgiu o tema do estilo outdoor”, disse ele. “Na minha opinião, não há concorrente sério para a Jeep na Europa. Por que a Dacia não poderia ser essa concorrente?” destacou.
“Não há nenhuma marca associada ao ar livre, que te tire da cidade, o que, especialmente desde os dias de Covid, está se tornando extremamente relevante, a Dacia é uma marca muito bem posicionada para pessoas que adoram atividades ao ar livre. Isso lhe dá duas razões para comprar o carro, não apenas uma.” acrescentou.
No entanto, enquanto a Jeep aumentou consideravelmente os preços nos últimos dois anos, o executivo afirma que a Dacia pretende manter seus veículos acessíveis, mesmo com a introdução de modelos maiores.
“A realidade é que, se você começa a fazer carros maiores, você está competindo com outros concorrentes… Então, a Dacia fará o que for necessário para ser credível no segmento [do Bigster], sem perder sua vantagem competitiva, que é [preços baixos].”
Projetado pela Dacia, O Duster é o principal SUV da francesa Renault no mercado brasileiro, ele chegou por aqui em 2011 e desde então tem sido um dos modelos populares da Renault no país.
Conhecido por seu design robusto e sua capacidade off-road em comparação com outros SUVs compactos. O Duster foi projetado para lidar com uma variedade de condições de estrada e terrenos, tornando-o uma escolha popular para os motoristas brasileiros que podem enfrentar estradas não pavimentadas e desafios relacionados à condução.
O veículo passou por várias atualizações e facelifts ao longo dos anos para se manter competitivo no mercado automotivo brasileiro. Mudanças no design, tecnologia, recursos de segurança e eficiência de combustível foram introduzidas para atrair os consumidores e atender às suas necessidades em constante evolução.
Disponibilizado com diferentes opções de motorização, o Duster vendido no Brasil deve passar por todas as transformações propostas pela marca nos próximos anos.