A montadora sul-coreana SsangYong está de volta ao mercado automotivo com uma nova identidade, agora chamada de KG Mobility. A empresa tem planos ambiciosos de lançar uma linha de veículos elétricos que inclui três modelos de picapes e SUVs para uso ao ar livre até 2025.
A KG Mobility (anteriormente SsangYong) reforçou seu retorno com um trio de conceitos de aparência robusta em exibição no Seoul Mobility Show – e todos eles estão prontos para lançamento até 2025.
A incrível picape elétrica KG O100 foi projetada para uso urbano e apresenta um revestimento dianteiro agressivo, arcos de roda marcantes e um rack de teto útil. O modelo também inclui um recurso interessante de “armazenamento de palha” e plugues de veículo para carga (V2L) na bandeja traseira, que permitem que a picape atue como uma estação de energia móvel.
Com base no novo SUV médio Torres EVX, a picape elétrica do tamanho da Ford Ranger está prestes a ser lançada em seu país de origem até o final deste ano. Utilizando a bateria Blade de lítio-ferro-fosfato (LFP) da BYD, é possível obter até 420 quilômetros de autonomia. Além disso, o veículo possui uma interface simplificada, sem botões e com uma tela sensível ao toque de 12,3 polegadas. Com um preço inicial estimado em US $ 34.400 (Cerca de 174.000 mil reais), a picape elétrica promete ser uma opção viável e acessível para aqueles que procuram uma alternativa de transporte mais sustentável.
Além disso, o KG F100 é um grande SUV elétrico que apresenta um design quadrado, ao estilo do Toyota FJ Cruiser. O veículo é equipado com um bloco de iluminação LED cinético configurável na frente, que substitui a tradicional grade, e conta com uma função de gesto digital. Além disso, possui grandes pneus off-road, ideais para terrenos acidentados.
Enquanto isso, o KG KR10 está definido para ser o sucessor elétrico do atual SUV médio SsangYong Korando. O modelo apresenta um design mais robusto e com linhas quadradas, além de uma grade de ripas inspirada no Jeep e luzes circulares diurnas.
Ambos os modelos estão atualmente em desenvolvimento e serão lançados até 2025 para rivalizar diretamente com os veículos elétricos da Hyundai e Kia, além de outros modelos do mercado.
A montadora sul-coreana registrou seu primeiro lucro trimestral desde 2016 no final do ano passado, impulsionado em grande parte pelo sucesso do lançamento do novo SUV Torres em 2022.
Para quem não sabe, A sul-coreana SsangYong foi fundada em 1954. A empresa começou produzindo jipes e caminhões para o exército sul-coreano, mas depois expandiu sua linha de produtos para incluir carros de passageiros.
Ao longo dos anos, a SsangYong enfrentou vários desafios financeiros e teve que buscar investidores e parceiros estratégicos para se manter no mercado. Em 2010, a empresa foi adquirida pelo grupo indiano Mahindra & Mahindra, mas continuou a enfrentar dificuldades financeiras.
No final de 2020, a SsangYong entrou em falência devido aos desafios econômicos impostos pela pandemia de COVID-19. No entanto, em meados de 2022, a empresa química e siderúrgica KG Group adquiriu a SsangYong por 385,47 milhões de dólares australianos, garantindo a continuidade da marca.
A SsangYong tem uma forte presença no mercado sul-coreano e também exporta seus veículos para vários países ao redor do mundo. A empresa tem uma linha diversificada de veículos, incluindo SUVs, picapes e sedãs, e é conhecida por sua tecnologia de tração nas quatro rodas e por seus designs distintivos.