De nada adianta comprar um carro que satisfaça todas as suas necessidades e não realizar a manutenção adequada dele. Tão importante quanto os primeiros cuidados ao realizar o investimento, os cuidados conforme o tempo passa e a quilometragem aumenta são importantíssimos para a garantia da vida útil do automóvel. Assim como toda e qualquer marca automobilística, a Renault também possui tarefas específicas para os respectivos modelos nesse aspecto.
Para saber quais são os cuidados para a manutenção de carros, preste atenção nas dicas abaixo: todas elas são pensadas para os proprietários de automóveis da famosa montadora francesa – e, dependendo do modelo, também se encaixa para outros veículos..
Radiador
Você mesmo pode colocar mais água no local, responsável por manter o motor em temperatura adequada. Faça isso sempre com o automóvel nivelado e desligado. Se a água evaporar muito rapidamente, leve a um mecânico.
Velas de ignição
Ao perceber que o carro passou a consumir mais combustível que o normal, demora para ligar e tem a marcha lenta desregulada, cheque o componente O ideal é fazer a troca entre 10.000 e 30.000 quilômetros.
Correia dentada
Sempre inspecionada por um profissional, observe o que ele fala e o que diz o manual específico do carro – caso do Renault Kiger, SUV subcompacto da empresa francesa, por exemplo.
Óleo do motor
Cheque semanalmente o líquido – mesmo que em casa, já que o processo é simples. Antes de dirigir um carro pela primeira vez, cheque para verificar o nível ideal – que deve estar sempre entre o “mínimo” e o “máximo”.
Filtros
O de ar tem prazo para troca recomendável de 7.000 quilômetros – mais do que isso, pode fazer com que o automóvel gaste mais; já o de combustível deve ser alterado entre 7.000 e 10.000 quilômetros.
Bateria
Componente obrigatório de todos os modelos de carros da Renault, deve-se observar a conexão dos cabos e as condições de funcionamento, sobretudo dos polos do componente.
Pneus e rodas
É importante calibrar antes de cada viagem e a cada quinze dias. Rodízio, alinhamento e balanceamento a cada dez mil quilômetros torna a vida útil dos quatro itens bem maior.
Freios
É necessário observar tanto o fluído (que deve ser trocado a cada dois anos, em média) quanto as pastilhas (que deve ser medida pelo mecânica antes de verificar se será necessário a troca ou não).
Suspensão
Ao notar qualquer tipo de ruído e falta de boa dirigibilidade do SUV da Renault ou qualquer outro carro, informe o mecânico. A cada 30.000 quilômetros rodados é necessário ficar atento.
Óleo de câmbio
Com revisão também recomendada a cada 30.000 quilômetros é necessário verificar o manual do veículo para a completa ciência. Vazamentos e câmbios automáticos merecem cuidado especial.
Fique sempre atento aos sinais que o seu automóvel dá e sempre busque fontes seguras de informação sobre tudo, em especial no que diz respeito ao seu carro!