A empresa italiana de design automotivo Castagna Milano apresentou a nova geração do modelo Tender2, baseado no totalmente elétrico Fiat 500e. O modificado veículo urbano elétrico, sem teto e sem portas, é revestido com madeira, possui extensões de para-lamas largas e uma cabine exposta para dois passageiros, efetivamente convertendo-o em uma picape, ou talvez a um moderno Buggy, ou algo do tipo.
A empresa milanesa apresentou originalmente o Tender2 em 2008, baseado no Fiat 500 com motor a combustão. O estilo não convencional é inspirado no adorável Fiat 500 Jolly produzido pela Ghia entre 1958 e 1972. A nova versão foi lançada no Mandarin Hotel em Lake Como, na Itália.
O destaque do veículo elétrico é a falta de portas, teto, pilares e tampa traseira, com o brilhante revestimento de madeira de mogno Sapelli cobrindo as áreas recortadas, semelhante a um barco Riva. As inserções de alumínio na parte superior do para-brisa sugerem que pode haver um teto de lona incluído no pacote, algo que seria útil sob o sol escaldante do país mediterrâneo. No entanto, o Tender2 não é projetado para ser um veículo à prova de condições climáticas, com os lados e a traseira sempre permanecendo expostos.
A tonalidade amarela escolhida para o exterior parece semelhante à utilizada no Abarth 500e, e é estranhamente combinada com um tom amarelo ligeiramente diferente para as extensões dos para-lamas e soleiras laterais. Estas últimas apresentam saídas de alumínio feitas sob medida, que provavelmente têm fins estéticos. As rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento “Diamond Cut” são mantidas do acabamento topo de linha La Prima do 500e.
No interior, a Castagna Milano removeu o banco traseiro, criando um espaço de carga generoso e aberto para diversas atividades. Os bancos dianteiros foram substituídos por novos bancos da BMW, com cintos de segurança integrados. Uma divisória foi adicionada atrás deles, apresentando barras de proteção em caso de acidentes. Por fim, o designer adicionou novos materiais para o estofamento (incluindo eco-couro e tecido náutico), combinando três tons diferentes (preto, marrom e creme). Juntamente com os carpetes macios e a madeira inspirada em iates, esta especificação confere um ambiente mais premium ao pequeno 500e.
A empresa não menciona quaisquer atualizações mecânicas, o que sugere que o trem de força elétrico do Fiat 500e permanece inalterado. O modelo vem equipado com um único motor elétrico montado na frente, produzindo 117 cv (87 kW / 118 PS) e uma bateria de 42 kWh que oferece uma autonomia WLTP de 321 km (199 milhas).
A Castagna Milano não anunciou o custo do Tender2, mas essa conversão certamente não é barata. Não está claro se o modelo permanecerá como uma edição única ou se a empresa produzirá mais unidades, o que provavelmente dependerá da demanda dos clientes. Pedimos à empresa mais informações sobre a produção e atualizaremos esta história de acordo.