21 anos depois, Toyota Bandeirante ressurge de forma triunfal

777

A Toyota Bandeirante foi inicialmente montada no Brasil ainda sob o nome Land Cruiser FJ-251 (Série J5), a partir de 23 de janeiro de 1958.

Assim, o Land Cruiser brasileiro passou a ser a série J5, em contraste com a série J4 japonesa. Mas a série J5 que designa o Land Cruiser brasileiro não pode ser confundida com a série J5 do Land Cruiser japonês, um Station Wagon (perua longa com quatro portas que nos anos 60 foi produzida principalmente para o mercado norte-americano, onde obteve um considerável sucesso).

toyota cruiser ev frente
21 anos depois, Toyota Bandeirante volta de forma triunfal

A fabricação do Bandeirante no Brasil foi nacionalizada a partir de maio de 1962. A produção só se encerrou em novembro de 2001. Nesse período, o mais longo que um mesmo modelo de automóvel já teve de produção no Brasil, foram montadas 103.750 unidades, que sobem para 104.621 se somados os Land Cruisers montados em CKD.

Tal como a nova Kombi elétrica, o Toyota Bandeirante pode retornar ao mercado nos próximos anos. Estamos falando do Compact Cruiser EV, um jipe conceitual apresentado no ano passado em ação conjunta com a Lexus. Na ocasião, a montadora não divulgou dados técnicos do modelo. Desta vez, a Toyota revela novas imagens do jipe elétrico, que é uma versão futurista do clássico Bandeirante, mas ainda sem previsão de estreia.

toyota cruiser ev traseira 1160x774 1
Toyota/Divulgação

As novas imagens e renderizações dão uma noção melhor de como vai ser o novo jipe elétrico da Toyota. Visualmente, é notável que a mescla entre o moderno e o retrô. Assim, tem desde faróis iluminados totalmente com LEDs, até os clássicos paralamas em formato quadrado – assim como no Bandeirante que foi feito no Brasil entre 1958 e 2001.