Novo Renault Clio 2024 chega cheio de tecnologia e visual bombado

26

Aposentado no Brasil, o Renault Clio é um dos superminis mais reconhecidos da Europa e, após quatro anos desde o lançamento da quinta geração, está pronto para uma atualização de meio de ciclo de vida que chegará em 2024. Recentemente, surgiram imagens do modelo facelifted em testes, permitindo que renderização precisas do veículo fossem criadas. Além disso, a mídia automotiva acabou reunindo todas as informações disponíveis sobre as próximas atualizações.

Novo Renault Clio 2024 / Foto reprodução / Google
Novo Renault Clio 2024 / Foto reprodução / Instagram

Enquanto alguns de seus rivais, como o Ford Fiesta, estão sendo descontinuados, a Renault planeja manter o Clio no mercado por mais alguns anos, competindo com os best-sellers Peugeot 208, Toyota Yaris e VW Polo. Com isso em mente, o Clio facelifted será vendido em paralelo com o próximo Renault 5 EV, mas não com o Zoe de tamanho semelhante, que supostamente enfrentará o fim da linha em breve.

O novo modelo facelifted do Renault Clio está pronto para ser revelado, como comprovado por um vídeo espião que surgiu online no mês passado (e que desde então foi removido). O vídeo mostrou um Clio sem camuflagem filmando imagens promocionais ao lado de um carro com câmera na Turquia, revelando o design atualizado da dianteira.

Novo Renault Clio 2024 / Foto reprodução / CarsCoops
Novo Renault Clio 2024 / Foto reprodução / CarsCoops

Um dos destaques do modelo facelifted são as novas presas de LED em forma de bumerangue no para-choque dianteiro, que seguem a linguagem de estilo adotada pelas marcas rivais da Stellantis, Peugeot e DS. Não é uma surpresa, considerando que o chefe de design da Renault, Gilles Vidal, passou a última década como chefe de design da Peugeot. No entanto, a abordagem da Renault é diferenciada, com os DRLs mais espessos abaixo dos faróis agressivos evoluindo o tema mostrado pela primeira vez no conceito Scenic E-Tech. Outras mudanças incluem uma grade mais simples com o novo emblema da Renault e a remoção das entradas de para-choques laterais.

Novo Renault Clio 2024 / Foto reprodução / CarsCoops
Novo Renault Clio 2024 / Foto reprodução / CarsCoops

É provável que o perfil esculpido do Renault Clio seja mantido no facelift, como é comum em atualizações de meio de ciclo. No entanto, espera-se que a Renault adicione novos designs de rodas de liga leve e novas opções de cores. Infelizmente, não temos nenhuma foto espiã da traseira, mas é esperado que o carro receba lanternas traseiras de LED mais finas e alongadas, como em outros modelos da Renault, para diferenciá-lo da geração anterior.

Por ser um facelift e não uma nova geração, não são esperadas mudanças radicais na cabine do Clio. Portanto, é provável que o modelo mantenha seu cockpit digital e não adote a configuração OpenR mais recente encontrada no Megane E-Tech e no Austral. No entanto, a tela sensível ao toque de 9,3 polegadas e o painel de instrumentos digital de 10,2 polegadas, que atualmente estão presentes em acabamentos mais elevados do Clio, podem ser adicionados a mais variantes, oferecendo gráficos mais nítidos e novas funcionalidades graças ao software mais recente. Será interessante ver se a Renault fornecerá acolchoamento macio no painel para todas as variantes do Clio ou se manterá plásticos duros na oferta de entrada.

Novo Renault Clio 2024 / Foto reprodução / CarsCoops
Novo Renault Clio 2024 / Foto reprodução / CarsCoops

A empresa está empenhada em melhorar sua posição no mercado e manter sua pontuação alta no EuroNCAP. Para atingir esses objetivos, a Renault adicionará mais Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS) ao mix e oferecerá versões eletrificadas de seus modelos, incluindo o Clio. Embora a linha de powertrain do Clio não deva mudar drasticamente, espera-se que as versões eletrificadas assumam um papel mais importante. A Renault já está oferecendo um híbrido de auto-carregamento que combina um motor de 1,6 litro naturalmente aspirado com dois motores elétricos, uma bateria e uma sofisticada caixa de câmbio multi-embreagem. Essa tecnologia deve ser transferida para o Clio e possivelmente acompanhada pela configuração híbrida plug-in encontrada no Captur mecanicamente relacionado.

Novo Renault Clio 2024 / Foto reprodução / CarsCoops
Novo Renault Clio 2024 / Foto reprodução / CarsCoops

Além disso, espera-se que os modelos de entrada mantenham o motor a gasolina turbo de três cilindros de 1,0 litro, que também vem em sabor bicombustível compatível com GLP. Há uma possibilidade de que o motor a gasolina mild-hybrid 1.3 TCe do Austral seja usado no Clio, embora nada tenha sido confirmado ainda. No entanto, o futuro do diesel de 1,5 litro é incerto, pois será difícil para a Renault torná-lo compatível com os próximos protocolos de emissão Euro 7.

Novo Renault Clio 2024 / Foto reprodução / CarsCoops
Novo Renault Clio 2024 / Foto reprodução / CarsCoops

Em resumo, a Renault está se concentrando em adicionar mais tecnologia e eletrificação ao Clio para mantê-lo competitivo no mercado e atender às novas exigências de segurança e emissões.

O Renault Clio de quinta geração é conhecido por oferecer um dos melhores equilíbrios entre uma pilotagem esportiva e confortável, e os engenheiros provavelmente vão continuar a melhorar essa receita na próxima versão do carro. Embora a versão de hot hatch R.S. tenha sido descontinuada, é possível que um acabamento Alpine de aparência esportiva do Clio possa substituir o atual topo de linha R.S. Line.

Novo Renault Clio 2024 / Foto reprodução / CarsCoops
Novo Renault Clio 2024 / Foto reprodução / CarsCoops

Segundo informações de Thanos Pappas do CarsCoops e da L’Argus, o facelift do Renault Clio deve ser revelado em abril, com o lançamento no mercado previsto para o verão. A Renault provavelmente começará a fazer teasers do carro em breve, seguindo a estratégia que adotou para o Espace. Além disso, vale lembrar que o Clio também terá um gêmeo na Europa, já que o próximo Mitsubishi Colt será um produto de rebadging.

 

Quer saber mais sobre carros e acompanhar todas as novidades do Universo Automotivo? Então segue a gente no Google News!

Google News