Conforme já é de conhecimento, o recém-lançado Land Cruiser 2024 é praticamente uma ressurreição do nosso lendário Toyota Bandeirante, aquele jipe rústico que foi comercializado no mercado brasileiro décadas atrás e se destacou como um dos primeiros SUVs autênticos a percorrer nossas estradas.
Enquanto o Bandeirante marcou a primeira incursão da Toyota na fabricação de jipes fora do Japão, aqui no Brasil, o novo Land Cruiser acaba de ser introduzido para ser comercializado nos Estados Unidos e na Europa.
Desde o lançamento do Prius, a Toyota tem liderado o mercado de híbridos e oferecido uma economia de combustível líder na classe por mais de uma década. Foi confirmado que o muito aguardado Toyota Land Cruiser 2024 se juntará ao clube de híbridos da Toyota e, consequentemente, colherá os benefícios do trem de força eficiente em combustível. A linha Land Cruiser aparentemente foi descontinuada pela Toyota em 2021, mas retornará na primavera de 2024 e pode até estar melhor do que nunca. Foram feitas melhorias em várias áreas e um dos maiores avanços nas especificações é exatamente o que você esperaria ao ouvir a frase “opção híbrida”.
A estimativa de economia de combustível combinada de 27 mpg é uma melhoria notável em relação aos Land Cruisers anteriores, incluindo o modelo de 2021, que obteve apenas uma estimativa de 14 mpg combinados pela EPA. Portanto, sim, o SUV off-road não possui uma economia de combustível particularmente brilhante quando comparado a alguns dos híbridos menores oferecidos pela Toyota, mas ele lidera sua classe. O Land Cruiser irá percorrer cerca de 50% a mais do que o Land Rover Defender e o Ford Bronco com a mesma quantidade de combustível. E parece que as economias que você poderia obter com o Land Cruiser 2024 vão além do combustível.
Possivelmente, a mudança mais significativa que vem com o Land Cruiser 2024 é a acentuada queda no preço. Eles serão vendidas na faixa de 50 mil dólares, o que é surpreendentemente cerca de $30.000 mais barato do que a geração anterior. Isso transforma o Land Cruiser de algo que se poderia argumentar que estava com preço elevado em um veículo competitivo que pode ser uma escolha melhor do que as ofertas da Ford, Jeep e Land Rover.
As dimensões do veículo mudaram para dar a ele ainda mais vantagem fora de estrada: agora está “4,4 polegadas mais estreito e 1,2 polegadas mais curto”. A potência é fornecida por um trem de força híbrido de quatro cilindros e 2.4 litros, capaz de produzir 326 cavalos de potência e 465 lb-ft de torque. Como se esperaria de um veículo off-road de alta qualidade, a tração nas quatro rodas é padrão. Recursos não relacionados ao desempenho incluem uma tela sensível ao toque de 12,3 polegadas e o sistema de assistência ao motorista Toyota Safety Sense 3.0, que é padrão em todos os modelos.
Embora a etiqueta de preço pareça atraente, alguns extras opcionais ou um acabamento mais desejável podem fazer com que o preço se aproxime do valor que muitos compradores da geração anterior do Land Cruiser enfrentaram. Isso inclui o grau “First Edition”, um acabamento limitado do qual a Toyota está produzindo apenas 5.000 unidades. Nesse caso específico, o dinheiro extra lhe dará “faróis de LED de herança redondos, rack de teto, trilhos de proteção lateral e design de interior exclusivo”, de acordo com a empresa.