7 carros que saíram de linha em 2019 e você ainda não sabe

855

Muitos carros que saíram de linha em 2019 deixarão saudades, mas é evidente que tivemos um ano extremamente positivo para o mercado automobilístico nacional. Foram diversos lançamentos, com as atualizações dos principais nomes do mercado brasileiro, como Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Toyota Corolla, e a chegada dos híbridos e elétricos em uma quantidade antes nunca vista no Brasil. Ao mesmo tempo, rolaram algumas despedidas, umas já esperadas, outras quase surpresas e até bastante lamentadas. Segue então o obituário do ano:

Carros que saíram de linha em 2019

Chery QQ

Chery QQ
Chery QQ

O fim do subcompacto chinês teve um impacto maior por marcar o fim do carro 0km abaixo dos R$ 30 mil no Brasil do que propriamente pelo modelo em si. Em agosto, os concessionários já não aceitavam encomendas e trabalhavam apenas com um (pequeno) estoque vindo da fábrica de Jacareí (SP). A oficialização do fim da produção aconteceu apenas em novembro, quando o QQ sumiu do site da marca e deixou o Fiat Mobi como o carro mais barato do país.

Citroën C4 Picasso/Grand Picasso

Citroën C4 Picasso/Grand Picasso
Citroën C4 Picasso/Grand Picasso

Em 2018, a minivan já havia perdido suas versões mais baratas. Em maio deste ano, a linha completa deixou de ser importada da França, o que de abre espaço para um novo modelo ocupar o topo da gama da marca francesa. Foi confirmada a chegada do C5 AirCross, um SUV primo do Peugeot 3008, em 2020 – e há quem aposte em versões híbridas. É um movimento global a troca de minivans por SUVs, e com a Citroën não será diferente.

Ford Fiesta/Fiesta Sedan

Ford Fiesta/Fiesta Sedan
Ford Fiesta/Fiesta Sedan

Em janeiro, acendeu o primeiro sinal de que as coisas não estavam boas para o Fiesta. Renovado em 2017, ele perdeu de uma vez diversas versões e a variante Sedan, importada do México, sinalizando que a chegada de um Ka mais completo e com câmbio automático tinha prejudicado as vendas da família. Em fevereiro, a maior bomba: o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) colocaria fim não só ao Fiesta, mas também a Ford Caminhões e a centenas de empregos.

Em junho, após 24 anos, o Ford Fiesta se despediu do Brasil. Foi uma das mortes mais emblemáticas do ano pois, além de um importante modelo, também marcou o fechamento de uma das fábricas de automóveis mais antigas do país.

Já ofertado em nova geração na Europa, o Fiesta deixou sua vaga para o Ka por aqui. Uma pena, pois o mercado de hatches compactos “premium” vem crescendo e tende a aumentar nos próximos anos…

Ford Focus/Fastback

Ford Focus/Fastback
Ford Focus/Fastback

Fãs da hatches médios, este obituário é um atestado de tristeza para o segmento. O Focus deixou nosso mercado em junho, algo que já era esperado ao menos desde outubro de 2018, depois que fornecedores da fábrica na Argentina avisaram sobre o fim iminente do modelo. O Fastback, nome da versão sedã, também deixou o país meses depois. A Ford terá diversos lançamentos em 2020, mas nada de hatch ou sedã, apenas picapes, SUVs e uma nova versão do Mustang.

Peugeot 308/408

Peugeot 308/408
Peugeot 308/408

A Peugeot terá boas novidades para 2020. Mas, em 2019, a marca francesa tirou o hatch 308 e o sedã 408 de linha no Brasil para focar na linha 208 e nos SUVs 2008, 3008 e 5008. Produzida na Argentina, a dupla já não estava alinhada ao mercado europeu (uma geração à frente), mas tinha preços competitivos e motor 1.6 turbo de 173 cv com câmbio automático de 6 marchas. O fim aconteceu em fevereiro.

Volkswagen Golf/Golf Variant

Volkswagen Golf/Golf Variant
Volkswagen Golf/Golf Variant

Pela segunda vez na história, o Volkswagen Golf deixa de ser produzido no Brasil – e dessa vez não deve voltar. Tudo começou com o fim de um dos carros mais interessantes de nosso mercado, a perua Golf Variant, que deixou de ser importada do México em fevereiro. Depois, a chegada do T-Cross tirou da fábrica de São José dos Pinhais o Golf nas versões turbo 1.0 e 1.4, restando apenas o GTI em linha. A produção do esportivo em 2018 ainda permitiu à marca trabalhar com estoque até dezembro, mas agora foi substituído pelo híbrido Golf GTE, este importado da Alemanha. Aguardamos a oitava geração dos GTI e GTE para 2020.

Volkswagen SpaceFox

Volkswagen SpaceFox
Volkswagen SpaceFox

O Fox segue firme e forte na linha. Mas a perua SpaceFox se despediu do nosso mercado, sendo que em janeiro a linha de montagem estava sendo leiloada na Argentina. Em outubro, ela deixou de ser oferecida em nosso mercado e colocou um fim na sucessora espiritual da Parati. (Fonte: Leo Fortunatti/ Motor1)